quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Oriente Médio é uma região geográfica do grande continente asiático.

Podemos notar que se trata de uma região geograficamente pequena.

Sua área é de aproximadamente 7.200.000 km², onde se aglomeram mais de 270 milhões de habitantes. O Iraque foi invadido em 2003 pelos Estados Unidos.

No Oriente Médio o clima árido predomina na maior parte da região. Esse clima é marcado pela escassez de chuvas, médias térmicas elevadas durante o ano e grande amplitude térmica. Por causa do baixo índice pluviométrico, a região apresenta poucos rios. Seus maiores e mais importantes rios são o Tigre e Eufrates.

Esses rios não secam, mesmo atravessando uma região árida. Politicamente e economicamente, seu interesse está mais voltado á Europa do que ao Oriente Médio.

A água é um recurso natural de muito valor para o Oriente Médio, pois é muito escassa na região. Muitos países precisam importá-la e até mesmo dessalinisar a água do mar.

A dinâmica populacional
A maioria da população do Oriente Médio é árabe. Essa etnia é predominante na região, sendo também a língua mais falada. A religião se destaca por obrigar povos de varias variedades e origens, com culturas e religiões diversas. O Oriente Médio tem alta taxa de natalidade. A população dos países da região é, em geral, pobre. ‘Isso por causa da renda ser mal distribuída. A maior parte da população esta fixada nas regiões litorâneas, por causa das vantagens, principalmente econômicas, que elas oferecem, como as atividades pesqueiras, portuárias e petrolíferas. Também é considerável a concentração populacional na planície da mesopotâmia, entre os rios trigre e Eufrates.



O sonho Curdo
Os Curdos vivem na região do Oriente Médio e não possuem território próprio. Eles desejam formar um país, o Curdistão, mas isso é só um sonho.

Juntos formam 25 milhões de pessoas, constituindo o maior grupo étnico sem estado no mundo, formando um população equivalente a porção sul do Brasil.

Os Curdos estão espalhados pela Turquia, Iraque, Síria e Armênia.

O Oriente já foi palco de varias guerras. As principais foram:
.Invasão Soviética no Afeganistão.
.Guerra Ira x Iraque.
.Guerra do Golfo.
.Guerra dos Estados Unidos no Afeganistão.





















A difusão do islamismo
O Islamismo não estar somente no Oriente Médio. O Islamismo é a religião que percentualmente mais cresce no mundo. O crescimento Islamismo é explicado por dois fatores: o rápido aumento da natalidade e a conversão de novos fiéis. A região está muito difundida no sul e Sudeste da Ásia e norte da África. A expansão do Islamismo legitima a luta e conquista armada. A caridade é um dever e as doações devem ser proporcionadas á renda dos fiéis. O Islamismo possui muitas seitas ou correntes. As mais importantes e seguidas pela maioria da população é o sunismo. O Irã é exemplo de um país de islamismo xiita: o chefe político do país também exerce a liderança religiosa. O radicalismo islâmico é hoje muito criticado no mundo. Até mesmo os islâmicos mais moderados não concordam com as ações do radicalismo.
















Uma economia influente
O Oriente Médio está sobre uma dobra tectônica que se inicia na Mesopotâmia e se prolonga até o Golfo Pérsico. Nela, encontra-se uma magnífica reserva de petróleo, que representa 60% das reservas mundiais desse minério.
Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait, Bahrein e Emirados Árabes Unidos. As elevadas rendas per capita do Kuwait e da Arábia Saudita revelam que esses países obtêm muito lucro com a venda de petróleo. O petróleo é uma riqueza estranha ao Oriente Médio. Suas nações, por vezes ricas, possuem uma população miserável. O homem comum não é beneficiado com os lucros obtidos pelos governos com o mineral. A população dos países é, em geral, pobre, fato que decorre da má distribuição de renda. Os países exportadores de petróleo formam a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), hoje formada pelos países: Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria e Venezuela.

Judeus e Palestinos: a complexidade de um conflito
No início do século XX, com a descoberta e a valorização do petróleo, países europeus, interessados nas jazidas do Oriente Médio, promoveram a partilha asiática dividindo o território entre França e Inglaterra. Por volta de 1926, cerca de 90% da produção mundial ficou sob o domínio de um cartel formado por sete companhias petroleiras internacionais conhecidas como “Sete Irmãs” (cinco delas eram norte-americanas). Desde então, mesmo com a retomada de parte do controle sobre o petróleo por parte dos países árabes, sucessivas crises e conflitos em torno dos preços e do domínio sobre o produto marcaram a região.
Muitos historiados ainda relacionam a ocorrência dos conflitos em grande parte à forma como foi realizada a partilha franco-britânica, que acabou por influenciar a divisão geopolítica da região sem o devido respeito às fronteiras étnicas e religiosas pré-existentes.
Uma das marcas dos sistemas de governo dos Estados do Oriente Médio que contribuem para a eclosão de conflitos é a sua fragilidade. A maioria deles, recentemente formados, enfrenta ameaças de fragmentação em virtude de conflitos sociais. Internamente, a base do poder em muitos Estados está relacionada com grupos locais e familiares, que seguem o sistema de dinastias, ou mesmo por grupos religiosos.Em 1948 foi criado o Estado de Israel, formado por judeus, ocupando-se o território que historicamente pertencia à Palestina, gerando uma guerra entre árabes e israelenses, além do deslocamento de milhares de árabes e palestinos de suas casas. Os conflitos entre os povos do Oriente Médio voltaram a eclodir em outras ocasiões. Dentre elas, destacam-se a Guerra dos Seis Dias (1967), relacionada à expansão do Estado de Israel, que acarretou o desalojamento de 500 mil palestinos; a Guerra do Yom Kippur (1973), em que Egito e Síria, no feriado israelense sagrado do Yom Kippur, tentaram surpreender Israel para retomar as regiões tomadas na guerra anterior; a Guerra do Líbano (1982), uma invasão de Israel ao território libanês para atacar os palestinos que lá viviam; a Guerra Irã X Iraque (1980-1988), em que tropas Iraquianas comandadas por Saddam Hussein invadiram o território do Irã com o apoio dos EUA. Além destas, inúmeras outras guerras ocorreram com base na disputa por territórios e no poder sobre o petróleo e nas disputas religiosas.






Um comentário:

  1. Olá ! Mesmo não lendo a matéria por completo, me simpatizei muito pelo blog. Diferente e interessante postar assuntos relacionados a geografia. Na verdade, acaba sendo uma revisão e tanto !

    Bjos.

    ResponderExcluir